sexta-feira, 29 de julho de 2022

COLÔNIAS FELINAS: UM AGLOMERADO FELINAMENTE FELIZ?

 

Um tema que vale a pena ser lembrado, principalmente quando nos aproximamos de uma data simbólica para os felinos - Dia Internacional do Gato 08 de agosto de cada ano, são as questões relacionadas a s Colônias Felinas,  quando um grupo de gatos de rua se junta para viver num lugar, em regra junto a um ponto de alimentação.

Tal advento de formação de colônia felina é um fenômeno urbano muito comum ao redor de comedouros comunitários, áreas de descarte de alimentos de restaurantes ou comércios, sendo um marco da paisagem de praticamente todas as cidades pelo Brasil.

As colônias de gatos tem sua vantagem pela socialização dos animais, e também com a reunião desses em mesmo local facilita o trabalho do poder público e das ONGs para promover programas de captura, esterilização (castração) e devolução de animais ao local de origem.

Pelo lado negativo, esses locais de aglomeração de felinos facilitam ações de criminosos para práticas como envenenamento coletivo, captura para abate, seja em para fins de rituais ou por mero ódio aos animais. Tem situações por parte de pais que pegam um animal ali, e entrega para a criança “brincar” como se fosse um objeto, o que pode resultar em agressões e lesões aos animais.

O desejável é que animais desses espaços sejam mais ariscos com desconhecidos, até mesmo para evitar contato com humanos mal intencionados ou se tornando alvos fácies também de animais como cachorros, ou veículos que possam atropelar os mesmos.

Você conhece uma Colônia Felina? Deixe nos comentários, caso conheça, e nos conte um pouco sobre ela.

 

Leia mais em:
https://sicnoticias.pt/mundo/2022-07-29-Colonias-felinas-quando-a-violencia-prejudica-a-oportunidade-3de0331b?fbclid=IwAR17HUXferHthOqheuQodZmyIkgf56lepDkPKzuWV7GHQjYqJLCpJw-cYRY

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário